Rotina de trabalho remoto – Você já se sentiu trabalhando “à toa” enquanto trabalhava remotamente? Pois é, essa é uma sensação pra lá de comum no trabalho remoto, mas por que?
É na verdade uma questão de adaptação. Ao mudar para o remoto ou para o híbrido, se ganha uma liberdade imensa com horários mais flexíveis, menos cobrança, mais distrações, enfim, diversas coisas mudam de uma hora pra outra.
Acontece que muitas pessoas não conseguem criar essa rotina no trabalho remoto e o costume para trabalhar de forma eficiente, por isso, aqui estão algumas dicas para organizar a rotina e manter a produtividade em alta.
A rotina bem definida no trabalho remoto pode corresponder à 50% da produtividade de uma pessoa. Pois é!
Isso acontece devido a alguns fatores principais, veja quais são:
Uma rotina de trabalho remoto bem definida ajuda a cumprir as tarefas diárias dentro do prazo estabelecido, sem acúmulos. Também ajuda a reservar o horário de trabalho unicamente para o trabalho, aumentando assim o aproveitamento das horas trabalhadas.
Para melhorar a entrega das tarefas e o aproveitamento, tendemos a nos sentir mais felizes e satisfeitos com o trabalho. A sensação de tarefa cumprida e de um dia de trabalho bem executado e aproveitado traz ainda mais motivação para o dia seguinte.
Manter uma rotina também evita que muitas tarefas se acumulem e acabem causando um efeito de bola de neve. Por acaso isso já aconteceu com você?
Deixou uma coisinha de segunda pra terça, uma de terça pra quarta e quando foi ver na sexta feira teve que trabalhar quatro vezes mais. Pois é.
Manter uma rotina facilita na hora de cumprir as tarefas e concluir o dia de forma satisfatória e deixar tudo pronto para o próximo.
É importante definir horários de trabalho, mesmo que na sua empresa eles sejam flexíveis. Isso ajuda na programação tanto pessoal quanto profissional, delimitando as horas de trabalho e colocando um limite temporal para as tarefas do dia.
Muitas pessoas que trabalham de forma mais flexível e sem horário acabam trabalhando muito mais que aquelas que têm horários de entrada e saída fixos.
Isso acontece justamente porque sem um limite as tarefas vão surgindo e, sem um limite para finalizar ou pausar, acabam se estendendo além do que deveriam.
Para evitar tudo isso é importante organizar corretamente a rotina e entender como trabalhar da melhor forma possível no modelo remoto. Vamos lá, aqui vão cinco dicas para te ajudar nessa organização.
A primeira coisa que você deve fazer é escolher um local adequado e que seja seu local de trabalho. Se não for possível reservar um outro quarto na casa ou algum canto específico, tente fazer o máximo para que o local de trabalho seja “exclusivo”.
Isso vai garantir que quando o seu horário de trabalho chegar você possa “ir” para algum lugar.
É importante também evitar que esse local tenha muitas distrações ou que você se deixe levar por coisas do dia a dia o tempo todo. Isso vai melhorar a produtividade e a concentração dentro do trabalho.
Após algum tempo essa disciplina de trabalhar corretamente vai se tornar um hábito, então as distrações já não serão mais um grande problema, mas até lá, tente evitá-las
Nem sempre lembramos de tudo o que fizemos no dia anterior, o que temos para esse dia e o que ficou pendente para o próximo, por isso, procure utilizar algum aplicativo, plataforma, site, ou algum modelo de registro das atividades diárias e semanais.
Existem hoje diversas plataformas que podem realizar essa gestão de tarefas, apps como o Notion, o Trello ou Feito, valem a pena conhecer.
Depois que essas tarefas foram definidas e você já sabe tudo o que tem que ser feito no dia, elenque-as por prioridade.
Dessa forma você pode escolher onde empenhar o seu tempo primeiro, assim, as tarefas mais importantes sempre serão cumpridas e as mais secundárias podem ou não ficar para o dia seguinte.
Como você já viu, seja seu trabalho flexível ou não, é interessante sempre delimitar um recorte de tempo máximo para o trabalho. É dessa forma que se evita burnouts e cargas de trabalho desnecessárias.
Cumpra os horários estipulados por você e procure sempre respeitá-los mesmo que as tarefas estejam pendentes.
Deixe-as para o dia seguinte e procure sempre se programar para terminar o mais importante por primeiro.
Comece já a desfrutar dessa nova realidade. Maior produtividade, satisfação e comunicação facilitada. Que tal iniciar agora?