fbpx

Híbrido: Entenda melhor o modelo que vem conquistando cada vez mais espaço

A pandemia mudou muitas coisas e, ultimamente, o modelo híbrido de trabalho é uma das mais impactantes.

Boa parte das empresas continua trabalhando de forma remota. Por outro lado, há diversas empresas que estão com portas abertas e cheias de dúvidas agora que tem novamente a liberdade de escolher em que modelo trabalhar.

É por isso que hoje vamos falar do modelo híbrido, que busca o melhor dos dois lados.

modelo-hibrido-times

O que é o modelo híbrido? 🤨

Para começar essa conversa, precisamos antes de tudo entender o que é o modelo híbrido. Basicamente, esse modelo propõe, como o nome já diz, mesclar aspectos do trabalho no escritório e do remoto. O híbrido pode assumir diversas formas, de acordo com a necessidade do time.

Por exemplo: um time de desenvolvedores, que faz tudo de forma “independente” e não precisa de tantas interações físicas, se adaptaria muito bem a um modelo de um encontro por semana.

Nesses encontros pontuais são levados os problemas de maior complexidade, para que sejam tratados presencialmente e com mais facilidade.

Uma outra equipe, por exemplo de criação, que precisa realizar brainstormings, rabiscos, rascunhos e idealizar coisas com mais frequência, poderia se dar melhor indo duas ou três vezes ao escritório.

Ainda um outro exemplo de modelo híbrido são as equipes que mesclam as semanas de trabalho. Uma semana no escritório, uma semana em casa.

Esse também é um ótimo modelo para reservar um tempo para a execução e outro para o planejamento.

Pode-se dizer que o modelo híbrido é um aproveitador. Ele se aproveita de não ter que assumir compromissos com idas constantes ao escritório. Ainda assim, ele consegue se aproveitar também da facilidade e praticidade do modelo remoto.

Tendo isso em vista, muitas empresas têm achado no modelo híbrido uma forma de adaptação ideal. Por vezes o tradicional “escritório full-time” é dispendioso demais e não vale a pena.

Por outro lado, o modelo remoto impõe limitações para a interação e dinâmica que só podem ser encontradas presencialmente.

Como usar o escritório no modelo híbrido? 🏢

O escritório ainda será usado, mas de maneira diferente e com esses objetivos novos.

O trabalho híbrido consiste em alternar os dias no escritório com os dias em casa. Sendo assim, aquela ideia de resolver tudo no escritório ficou para trás. No modelo híbrido, os escritórios serão usados muito mais como um espaço de conexão de idéias, resolução de problemas, trabalho colaborativo e espaços de convivência. 

No modelo tradicional os escritórios eram um ambiente de trabalho pessoal e individual, com muito mais espaço voltado para o indivíduo. No híbrido, teremos os espaços físicos muito mais voltados para o trabalho em grupo e atividades que exijam mais contato e dinamicidade.

Mas como realizar um trabalho híbrido de qualidade? 🧐

Um bom trabalho híbrido está diretamente ligado a um bom trabalho remoto. Para isso, existem algumas ferramentas que são indispensáveis. Vamos vê-las a seguir:

Comunicação assíncrona: é importante usar uma ferramenta para comunicação menos urgente e mais objetiva, os famosos “chats e e-mails”. O mais conhecido no mercado hoje é o Slack.

Comunicação síncrona: As reuniões de escritório sempre foram feitas com todos presentes em uma mesma sala. No híbrido, isso já não é mais assim, dificilmente todos estarão presentes para uma reunião.

É por isso que utilizam-se ferramentas como o Zoom, Google Meet, etc, tendo como ponto negativo a falta de dinamismo e espontaneidade.

Gerenciamento de projetos: Seja qual seja a área de atuação da empresa, um software ou plataforma de gerenciamento de projetos é essencial.

É imprescindível ter todos os processos que estão acontecendo na empresa dentro de alguns poucos lugares.

Hoje existem inúmeras ferramentas por aí e com certeza você conhece o Trello, um ótimo exemplo de ferramenta de gestão de projetos.

Além disso, uma ferramenta que torna o trabalho híbrido ainda mais dinâmico e vantajoso são os escritórios virtuais como a Deskmy.

A Deskmy é essa intersecção que, além das integrações com essas ferramentas, proporciona interações espontâneas, comunicação facilitada, e se encaixa perfeitamente às operações diárias.

Por oferecer um espaço colaborativo, a experiência para quem está no escritório e em casa, quando há essa mistura, é muito parecida.

De forma geral o híbrido é um ótimo aliado, dependendo das necessidades de cada um.

Esse modelo tem se tornado cada vez mais forte no mundo corporativo exatamente por aliar a praticidade do remoto e a interação e rapidez de estar junto no mesmo lugar.

A Deskmy é o escritório virtual perfeito para times híbridos e remotos!

Comece já a desfrutar dessa nova realidade. Maior produtividade, satisfação e comunicação facilitada. Que tal iniciar agora?

Mais conteúdos

© 2021 Deskmy – Aproximando pessoas, remotamente.