fbpx

Qual será o futuro do trabalho?

Confira nesse post quais serão as principais mudanças quanto ao futuro do trabalho e o que já temos de tendências acontecendo dentro de organizações mundo afora. 

Novos problemas estão surgindo e sendo resolvidos a todo o momento, e continuarão assim à medida que companhias e pessoas buscam o modelo de trabalho ideal.

Agora que a pandemia está chegando ao fim, o que podemos esperar de organizações e pessoas?

Estamos cada vez mais próximos ao “normal”, e por normal leia-se antes da pandemia. Mas, será que depois que todos estiverem vacinados e o vírus não for mais uma ameaça relevante, as coisas realmente voltarão ao patamar anterior?

Como temos visto, cada novo obstáculo é uma semente de inovação!

futuro-do-trabalho

O que vai acontecer com o trabalho depois de tantas mudanças? 🤔

Falando primeiramente de postos de trabalho, obviamente muitas das atividades que antes eram feitas de forma presencial, viram-se beneficiadas por um modelo de trabalho remoto, com números de produtividade crescendo mais e mais. 

Apesar do isolamento acompanhar-se de problemas sociais severos no início, agora, meses depois, quando já há certa liberdade e esses problemas já foram mapeados e mitigados, o que resta são as inúmeras vantagens do trabalho remoto.

É claro que para algumas áreas, as que necessitam de trabalho manual, operação de máquinas e presença física no geral, a execução remota é impossível.

Visto que esses trabalhos manuais são bem mais presentes em países emergentes, veremos o trabalho remoto sendo predominantemente adotado por países mais desenvolvidos.

Hoje, a experiência de estar no escritório pode ser facilmente recriada, para as empresas que precisam, é claro. 

A comunicação assíncrona com certeza vai ser dominante, uma vez que teremos mais pessoas trabalhando em horários diferentes, além de pessoas que simplesmente preferem fazer as coisas no seu tempo.

Ainda assim, existem diversas empresas que precisam de um acompanhamento diário das atividades e interações constantes com os colaboradores. Como essas empresas trabalharão de forma remota?

Com certeza plataformas como o Zoom e o Google Meet quebraram um baita galho no inicio de tudo isso, porém, hoje já se tornou impossível abrir uma nova chamada, com outro link só para aquele famoso “tem 5 minutinhos?”.

Plataformas como a Deskmy fornecem espaços virtuais que se assemelham a estar no escritório. 

Um local de comunicação e encontro, onde todos podem acompanhar o trabalho durante o dia, se comunicar facilmente e ainda utilizar de forma integrada todas essas ferramentas assíncronas que estarão cada vez mais presentes no dia a dia remoto.

E quanto as pessoas? O que veremos daqui pra frente? 👥

Tem-se notado que o trabalho remoto e o híbrido (em um formato que preza as idas estratégicas ao escritório) economizam muito tempo que antes era gasto em deslocamento, às vezes, três, quatro horas por dia!

Todo esse tempo extra tem se transformado em uma vida mais rica em atividades, agora mães que cuidam dos filhos tem tempo para se empenhar nessa atividade, pessoas que antes não cultivavam um hobbie, como correr pelas manhãs, agora dispõe de tempo para isso.

As cidades se tornarão menos um polo de trabalho, já que as pessoas não dependerão mais de estar fisicamente nos polos mundo afora.

A vida em cidades menores e regiões mais rurais se tornará maior, é importante que internet de alta velocidade, escolas de qualidade e serviços essenciais presentes nessas grandes cidades também cheguem a essas localidades mais remotas.

 No geral, o trabalho remoto e o híbrido vem para beneficiar a todos, teremos mais tempo, mais liberdade, mais saúde e mais produtividade.

Ainda haverão diversas outras mudanças em 1, 5 ou 20 anos, mas isso virá com o tempo.

A Deskmy é o escritório virtual perfeito para seu time!

Comece já a desfrutar dessa nova realidade. Maior produtividade, satisfação e comunicação facilitada. Que tal iniciar agora?

Mais conteúdos

© 2021 Deskmy – Aproximando pessoas, remotamente.