Falando primeiramente de postos de trabalho, obviamente muitas das atividades que antes eram feitas de forma presencial, viram-se beneficiadas por um modelo de trabalho remoto, com números de produtividade crescendo mais e mais.
Apesar do isolamento acompanhar-se de problemas sociais severos no início, agora, meses depois, quando já há certa liberdade e esses problemas já foram mapeados e mitigados, o que resta são as inúmeras vantagens do trabalho remoto.
É claro que para algumas áreas, as que necessitam de trabalho manual, operação de máquinas e presença física no geral, a execução remota é impossível.
Visto que esses trabalhos manuais são bem mais presentes em países emergentes, veremos o trabalho remoto sendo predominantemente adotado por países mais desenvolvidos.
Hoje, a experiência de estar no escritório pode ser facilmente recriada, para as empresas que precisam, é claro.
A comunicação assíncrona com certeza vai ser dominante, uma vez que teremos mais pessoas trabalhando em horários diferentes, além de pessoas que simplesmente preferem fazer as coisas no seu tempo.
Ainda assim, existem diversas empresas que precisam de um acompanhamento diário das atividades e interações constantes com os colaboradores. Como essas empresas trabalharão de forma remota?
Com certeza plataformas como o Zoom e o Google Meet quebraram um baita galho no inicio de tudo isso, porém, hoje já se tornou impossível abrir uma nova chamada, com outro link só para aquele famoso “tem 5 minutinhos?”.
Plataformas como a Deskmy fornecem espaços virtuais que se assemelham a estar no escritório.
Um local de comunicação e encontro, onde todos podem acompanhar o trabalho durante o dia, se comunicar facilmente e ainda utilizar de forma integrada todas essas ferramentas assíncronas que estarão cada vez mais presentes no dia a dia remoto.