fbpx

Como funciona um escritório virtual?

O que é um escritório virtual? Como ele funciona? Preciso ter um na minha empresa?

Nesse artigo vamos responder todas essas perguntas e muito mais! Se liga aí!

escritorio-virtual

Qual o futuro do trabalho?

Você já se perguntou como o trabalho vai ser daqui a um, cinco ou dez anos? Com certeza já, não é mesmo?

Pois bem, existem algumas vertentes surgindo por aí, as principais delas são o trabalho remoto e o trabalho híbrido, ainda também existe o trabalho presencial, o tradicional e antiquado trabalho no escritório, que ainda tem certo espaço, mas que tem tido que lutar cada vez mais para permanecer vivo.

Hoje grande parte das empresas já têm adotado o híbrido como modelo principal.

Algumas, ainda impulsionadas pelo isolamento social da pandemia, continuam no modelo remoto, seja por terem tido uma melhor adaptação ou mesmo por ainda não terem encontrado um modelo interessante para substituí-lo.

Mas dentro dessas duas opções, qual é melhor, remoto ou híbrido? E como ambos modelos utilizam os escritórios virtuais, que vem se popularizando em igual medida?

Remoto ou Híbrido?

Então tá, você conhece o modelo remoto, com certeza. Agora o híbrido ainda pode ser uma incógnita para muitos. Vamos entender a diferença entre os dois.

Remoto

O modelo remoto é ótimo pois possibilitou, dentro do cenário da pandemia, que o trabalho de diversas empresas e pessoas continuasse progredindo, mesmo sem poder sair de casa.

A grande vantagem do remoto é a alta flexibilidade. Os horários podem ser melhor adaptados às rotinas individuais, o local de trabalho pode ser escolhido conforme o gosto, os custos com o escritório diminuem, enfim, diversas novas abordagens e possibilidades foram criadas e vem sendo validadas mundo afora.

O problema com o remoto veio com o tempo, depois de 3 meses, não se sentiu tanto impacto, depois de 6, pessoas começaram a ficar um pouco mais desconfortáveis, talvez o setup do escritório realmente fosse melhor, ou talvez aquela pausa de 10 minutos para conversar um pouco e tomar um café realmente estivesse fazendo falta.

A verdade é que depois de certo tempo, todos esses problemas com saúde, bem-estar, satisfação e até mesmo produtividade em certos casos, se intensificaram. E foi assim que começaram a surgir novas soluções para melhorar a experiência do trabalho remoto.

Mas antes de continuarmos falando sobre isso, vamos dar uma olhada também no modelo híbrido.

Híbrido

O trabalho híbrido é uma solução que algumas empresas tem encontrado para sanar alguns problemas que o modelo remoto apresenta.

Por exemplo, no híbrido a produtividade e o bem-estar dos colaboradores continua em alta, porém, por ter dias de interação no escritório, contato físico e dinamismo de estar no mesmo lugar, os problemas de saúde mental, sentimentos de solidão e coisas parecidas, podem ser facilmente excluídos da equação.

É importante que as empresas e os colaboradores saibam qual o modelo híbrido que será aplicado no dia a dia. Existe por exemplo a possibilidade de todos trabalharem remoto e, quando quiserem, se reunir no escritório.

Também existe o formato “fixo” do trabalho híbrido, onde um, dois, três dias da semana são reservados para o trabalho presencial. Seja ele todas as semanas, a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Mas o que tudo isso tem a ver com um escritório virtual?

O que é um escritório virtual?

Um escritório virtual é um espaço de colaboração semelhante ao escritório, para times remotos ou híbridos. No escritório virtual, os times podem se reunir e realizar as atividades com a mesma naturalidade que teriam em um escritório físico.

Sendo assim, no escritório virtual, times que trabalham de forma distribuída, ou seja, que não podem estar juntos 100% do tempo ou com a frequência adequada, dispõe de um ambiente em comum. Nesse ambiente, ocorrem mais interações espontâneas e dinâmicas, assim como no escritório físico.

Como os escritórios virtuais têm ajudado as equipes?

Porque esses ditos escritórios virtuais tem se tornado cada vez mais procurados por empresas mundo afora? É simples. Com cada vez mais empresas migrando para o trabalho remoto e híbrido, surgem mais e mais problemas de interação, comunicação e produtividade. 

Tudo isso acontece por um motivo: a cultura organizacional não se adaptou junto do novo modelo. Para novas mudanças, são necessárias novas ferramentas e novas abordagens do trabalho.

É isso o que um escritório virtual como a Deskmy proporciona. O melhor ambiente de trabalho para times remotos e híbridos. Dentro da Deskmy é possível assumir uma abordagem completamente diferente do trabalho, facilitando a comunicação, gerindo de forma visual, integrando tudo em um só lugar.

Vale a pena ingressar em um escritório virtual?

Agora que você sabe tudo isso, imagino que essa pergunta já nem faz mais tanto sentido, pois obviamente, sim, vale a pena apostar em um escritório virtual.

Isso porque se o seu time ou sua empresa ainda não estão nem remotos, nem híbridos, uma hora isso vai acontecer, e, querendo ou não, terão que se adaptar.

Por isso, quanto antes os gestores, os colaboradores e os times entenderem essa mudança e buscarem ferramentas como a Deskmy para facilitar o trabalho, melhor adaptados estarão para um futuro próximo!

A Deskmy é o escritório virtual perfeito para times híbridos e remotos!

Comece já a desfrutar dessa nova realidade. Maior produtividade, satisfação e comunicação facilitada. Que tal iniciar agora?

Mais conteúdos

© 2021 Deskmy – Aproximando pessoas, remotamente.