O bem-estar no trabalho remoto é um tema que merece atenção especial justamente por vermos cada vez mais empresas e pessoas aderindo ao remoto.
Quando realizamos uma mudança tão drástica, os processos e a cultura de um modelo para outro são totalmente diferentes e se não forem adaptados, podem causar algumas das consequências que veremos a seguir.
Obviamente existem inúmeras situações e inúmeros casos diferentes quando falamos de trabalho remoto, porém, há aqueles que se sobressaem e que podemos ver acontecendo diversas vezes e repetidamente.
Veja quais são 4 dos maiores problemas de bem-estar enfrentados no remoto.
Burnout, em tradução livre, significa “esgotamento”. Com certeza você já ouviu falar por aí. Esse fenômeno ocorre quando uma pessoa fica exausta no trabalho remoto, ou seja, quando o trabalhador se vê cheio de demandas, cobranças e obrigações que não consegue cumprir, ou pelo menos é o que se pensa.
Normalmente o burnout ocorre quando uma pessoa sente que precisa fazer muito mas tem pouco tempo ou pouca capacidade.
No remoto, as taxas de burnout se elevaram substancialmente devido a falta de uma cultura remota forte e eficiente dentro das empresas.
As dores físicas também estão entre os problemas mais comuns de trabalhar em home office ou de qualquer lugar. Uma das grandes dificuldades de quem não trabalha em um escritório é arranjar um espaço de trabalho ergonômico e que atenda as necessidades de alguém que vai passar 4, 6 ou 8 horas por dia sentado.
Há quem diga que é bom ficar sozinho de vez em quando, e isso com certeza se aplica a maioria das pessoas, ninguém fica o tempo todo acompanhado.
Aprender a se acostumar com a solidão é uma tarefa que todos devem aprender a dominar. Porém, lidar com esse trabalho solitário todos os dias é outra história.
Não ver os colegas, conversar poucas vezes ao dia e sair de casa com menos frequência tem causado um sentimento de tristeza e desmotivação, seja em maior ou menor grau, em algumas pessoas.
Overworking, outro anglicismo, pode significar algo como “trabalhar além da conta, e também tem acontecido muito entre os adeptos da cultura remota.
O trabalho remoto proporciona um nível de liberdade que poucos estavam acostumados, por conta disso, muitas pessoas se viram aumentando a carga horária de trabalho por não terem feito as atividades dentro do prazo que estipularam.
Além de contribuir para o burnout, trabalhar além do devido é também um fator que afeta a vida pessoal do trabalhador, uma vez que o tempo para a família, hobbies e a vida pessoal no geral, fica também mais curto.
Por sorte, com o passar dos meses todos puderam se adaptar melhor e entender como trabalhar da melhor forma no modelo remoto.
Ainda assim, há algumas pessoas que estão começando agora ou mesmo que ainda sofrem com algum desses problemas. Por isso, veja agora algumas soluções.
Construir uma rotina é essencial para que as tarefas do dia sejam entregues dentro do prazo estabelecido. Uma vez que uma rotina foi estabelecida, segui-la vai evitar o burnout e o overworking.
Trabalhar com horários, metas e prazos bem definidos ajuda a manter o foco e a motivação para o que realmente precisa ser feito, assim, apesar da liberdade do modelo remoto, as coisas são feitas com um senso de progresso e disciplina.
Um dos maiores problemas no início da pandemia do covid-19 foi a remotização das empresas. Em poucas semanas quase todos foram obrigados a trabalhar em suas casas, porém, pouquíssimas pessoas dispunham de um bom equipamento em sua própria casa.
Investir em uma mesa, cadeira, mouse, teclado, e o que mais for necessário para um home office de qualidade é essencial. Um bom equipamento vai garantir uma boa produtividade e um bom rendimento durante o dia, além de economizar idas ao fisioterapeuta ou remédios para dores musculares.
As ferramentas e plataformas utilizadas também têm um papel extremamente importante na qualidade do trabalho remoto, tanto em bem-estar quanto em produtividade. Por esse motivo é tão importante saber escolhê-las para realizar um trabalho remoto saudável e prazeroso.
A melhor ferramenta para times híbridos e remotos com certeza é a Deskmy. Na Deskmy é possível recriar o ambiente de escritório e adicionar a equação do trabalho remoto coisas como interações espontâneas, separação da parte pessoal e profissional do dia, melhor comunicação, e etc.
Enfim, uma plataforma completa para quem deseja um trabalho remoto repleto de qualidade, produtividade e bem-estar.
Comece já a desfrutar dessa nova realidade. Maior produtividade, satisfação e comunicação facilitada. Que tal iniciar agora?