fbpx

Como a experiência do colaborador impacta na entrega e no atendimento ao público

Experiência do colaborador, também conhecida como Employee Experience, é uma jornada criada para que o funcionário se sinta bem, pertencente à empresa em que trabalha e participe ativamente de decisões, esteja por dentro da cultura organizacional e demais assuntos. 

Essa é uma pauta que ganha visibilidade no mundo corporativo, já que diversas pesquisas e estudos mostram os diversos benefícios que a valorização do colaborador proporciona para o clima organizacional, resultados e entrega para o cliente final. 

A jornada do colaborador incentiva na busca por novos conhecimentos, técnicas e metodologias, engaja os profissionais e permite que a integração entre as equipes aconteça de forma mais fluida e leve. 

Promover o Employee Experience quando elaborado e executado de maneira assertiva e consistente, traz grandes impactos para o negócio e motiva os colaboradores. E é sobre isso que vamos tratar nesse artigo. Continue acompanhando! 

Plusoft

experiencia-do-colaborador

Afinal, o que é a experiência do colaborador?

A experiência do colaborador é voltada para a estruturação de estratégias e ações promovidas nas empresas com o intuito de criar um ambiente mais positivo, empático e resiliente, que apoia o crescimento e o desenvolvimento profissional. 

Por meio dessas práticas são criadas experiências agradáveis e positivas para todos os que trabalham na companhia, promovendo momentos de aprendizado, descontração e, principalmente, evolução profissional. 

Dessa forma, o colaborador se sente cada vez mais valorizado e entende que é visto e reconhecido pela empresa, que recebe em troca um profissional mais capacitado, motivado e engajado com as suas entregas e resultados. 

A ideia é que o funcionário consiga encontrar qualidade de vida alinhada à sua área profissional. Por isso, os valores da empresa devem estar dentro do que a pessoa está buscando e ficar claro desde o início do processo seletivo. 

Assim, o desempenho e o comprometimento se tornam cada vez mais visíveis, resultando no sucesso da organização, na melhora das entregas para o público final e na satisfação. 

Como principais pontos da experiência do colaborador podemos citar: 

  • Comunicação aberta e transparente; 
  • Ações de incentivo e bonificação; 
  • Valorização das entregas realizadas;
  • Plano de carreira bem estruturado; 
  • Líderes motivadores; 
  • Ambiente corporativo agradável. 

Vantagens e benefícios

Além de todas as vantagens descritas anteriormente, existem outros diversobenefícios para uma empresa que pensa e executa a experiência do colaborador, principalmente o fator estratégico e nos resultados obtidos com os profissionais mais engajados. Descubra: 

Alta valorização da marca empregadora

Ao promover ações e melhorar o relacionamento com o seu público interno, consequentemente a empresa está tornando a sua marca bem-vista no mercado, o que auxilia na contratação de bons profissionais, já que os funcionários se tornam promotores da marca. 

Isso faz com que o público também enxergue mais pontos positivos na empresa, gerando maior interesse em conhecê-la e adquirir seus produtos ou serviços.

Melhora na produtividade

Com as equipes integradas e em busca dos mesmos objetivos, é perceptível que o desempenho e a produtividade se elevam, tanto individualmente quanto em equipe. Dessa forma, a entrega para o público fica cada vez mais eficaz e assertiva, trazendo um bom retorno e maior qualidade no atendimento. 

E essa melhora na produtividade se torna natural quando a experiência do colaborador está sendo positiva, com um bom clima organizacional e funções claras a serem exercidas. 

Aumento da taxa de retenção

Depois que essas tarefas foram definidas e você já sabe tudo o que tem que ser feito no dia, elenque-as por prioridade. Dessa forma você pode escolher onde empenhar o seu tempo primeiro, assim, as tarefas mais importantes sempre serão cumpridas e as mais secundárias podem ou não ficar para o dia seguinte.

Melhoria no engajamento do time

Ao identificar que a empresa está comprometida com o crescimento dos profissionais e reconhece os talentos internos e incentiva o seu desenvolvimento, o colaborador se sente mais engajado e se compromete com as tarefas que executa no dia a dia. 

Um fator muito importante para gerar o engajamento dos colaboradores, é proporcionar uma experiência que gere pertencimento, que eles se sintam parte das conquistas obtidas e, com isso, tenham motivação para buscar por resultados cada vez melhores. 

Como tornar a experiência do colaborador ainda melhor

Por estarmos vivendo na era da experiência e o mercado estar focado em iniciativas que vão desde o colaborador até o cliente final, muitas empresas estão buscando maneiras de incluir cada vez mais ações que valorizam os profissionais e o público. 

Quando falamos da experiência do colaborador, para que uma companhia acerte nas estratégias e consiga atingir os resultados desejados, é preciso olhar para dentro e identificar os pontos que devem ser melhorados e as necessidades dos funcionários. 

Mas, existem algumas iniciativas que podem dar o ponta pé inicial para aqueles que desejam aderir a essa nova modalidade ou que servem como melhoria para as ações que já foram implementadas. Confira: 

Escute os colaboradores

Esse é um dos tópicos essenciais e mais importantes, pois como já mencionamos, são eles que dão o direcionamento necessário para que as melhorias aconteçam.  

Por isso, escutar opiniões, sugestões e deixar com que façam parte dos processos de mudança é fundamental para que a experiência seja ainda melhor e mais positiva para ambos os lados. 

Forneça boas ferramentas

Uma das principais queixas dos colaboradores é a falta de infraestrutura e organização dos processos das companhias, então esse é um ponto que exige atenção e mudanças significativas. 

Ter plataformas e softwares que auxiliam na divisão e execução das tarefas é primordial para que as equipes tenham uma rotina mais organizada, visualizem os prazos de entregas e executem uma boa entrega para o consumidor final.  

Com a digitalização das empresas, é interessante pensar em ferramentas que automatizam determinadas funções e otimizem o tempo dos colaboradores, para que possam focar em tarefas que realmente demandam mais tempo e concentração. 

Aplique feedbacks

Para as empresas que desejam melhorar a experiência do colaborador, aplicar e receber feedbacks é crucial para entender a vivência dos profissionais com os processos e procedimentos realizados, coletando informações valiosas por meio das opiniões. 

Serve também para que a companhia também possa dar o retorno necessário para o desempenho de cada colaborador, pontuando melhorias e reconhecendo os resultados obtidos por cada um. É uma forma de aproximar ainda mais o funcionário. 

Todos os fatores citados nesse conteúdo mostram a importância de proporcionar uma boa experiência do colaborador e como isso gera um retorno para a empresa dentro do mercado, com uma boa reputação e funcionários que são promotores da marca. 

São investimentos internos que geram grandes retornos externos, como atração de novos clientes, a satisfação do público, aumento nas taxas e no faturamento. 

Esse post foi escrito em parceria com a Plusoft, uma das maiores empresas de Human Experience.

A Deskmy é o escritório virtual perfeito para times híbridos e remotos!

Comece já a desfrutar dessa nova realidade. Maior produtividade, satisfação e comunicação facilitada. Que tal iniciar agora?

Mais conteúdos

© 2021 Deskmy – Aproximando pessoas, remotamente.