fbpx

5 DICAS PARA ENGAJAR OS COLABORADORES NO TRABALHO REMOTO

Como já mostramos aqui no Blog da Deskmy, colaboradores remotos – especialmente aqueles acostumados a um espaço de escritório físico – podem se sentir desconectados e mal engajados dos colegas.

Essa é definitivamente uma situação que você quer evitar, já que a produtividade é dependente do engajamento! Mas relaxa, não estamos querendo desencorajar, pelo o contrário, sabemos que o trabalho remoto é mais produtivo do que sua equipe imagina!

Aplicativos de chat e softwares de videoconferência são acessórios necessários, isso é indiscutível, mas eles são apenas peças do quebra-cabeça. O que é necessário aqui é fortalecer a cultura colaborativa na equipe e, assim, melhorar o gerenciamento do time remoto.

O próximo passo para lidar com o principal desafio do trabalho remoto, a falta de engajamento, consiste em encontrar maneiras de reproduzir as interações espontâneas do escritório físico no ambiente virtual.

Por isso, confira nesse post as 5 dicas para o trabalho remoto que irão otimizar a sua rotina!

Ninguém, com a mínima noção, chega em alguém vidrado na tela do computador para conversar sobre o clima lá fora ou sobre o último jogo de futebol da temporada… Existiam lugares para isso, uma mesa de café, o bebedouro, um sofá aconchegante ou uma mesa de ping-pong, talvez?
MAURICIO TOTI
CEO da Deskmy

Quando a equipe trabalha remotamente, os colaboradores remotos perdem a habilidade de intuição sobre a disponibilidade do colega para bater um papo e interagir causalmente.

Isso porque presencialmente era fácil distinguir quando um colaborador estava disponível para conversar e quando estava ocupado, focado no trabalho.

Mas onde fica este lugar ao trabalhar remotamente?

Bom, se você já está familiarizado com os escritórios virtuais sabe que existe uma solução simples para isso, mas se ainda não teve a sorte ou oportunidade (a Deskmy está logo aqui) de trabalhar remotamente em um, aqui estão algumas dicas para você garantir interação espontânea na sua equipe e impulsionar a produtividade dos colaboradores remotos:

1. Crie o hábito de sempre conversar também sobre assuntos não relacionados ao trabalho.

colaboradores-remotos-conversar-no-trabalho

 

Você não precisa dizer adeus às conversas casuais quando migra para o remoto, só precisa se adaptar à nova realidade.

A questão é que você precisa querer que aconteça! E se você já tem consciência da importância dessas interações sociais, precisa tomar o primeiro passo – crie o ambiente que quer viver!.

2. Separe um tempo para socializar nas próprias reuniões.

colaboradores-remotos-socializar-no-trabalho-remoto

É isso mesmo, se divertir e bater papo precisa estar na checklist da equipe. E não entenda essa tarefa como “ perda de tempo e tempo é dinheiro”, por favor, né? Isso já é passado – todo mundo sabe que o engajamento dos colaboradores remotos e interações sociais aumentam (e muito) a produtividade de todos.

Então, é o seguinte: na próxima vez que você iniciar uma reunião já separe uns 10 minutinhos a mais para jogar conversa fora. Vai fazer um bem danado, você vai ver. 

Está esperando aquela pessoa se conectar na videochamada? Você não vai ficar naquele silêncio desesperador, né? Faça uma graça, inicie uma conversa, coloque uma música… Inventa alguma coisa para tirar um sorriso dos colegas e iniciar o dia bem.

3. Escolha um dia para um encontro presencial ou até virtual.

colaboradores-remotos-encontro-trabalho-remoto

 

Nós estamos vivendo em tempos difíceis, mas não é de hoje que as interações sociais são um problema para quem não trabalha no escritório diariamente! 

Então, até não podermos fazer uma festa no escritório ou sair para socializar com os nossos colegas de trabalho, crie um momento para fazer isso no virtual!

Tire um dia do mês ou a cada dois meses para reunir a equipe, conversar ou até mesmo jogar um jogo online.

4. Pergunte aos outros como estão e se sentem falta da interação.

colaboradores-remotos-interacao-no-trabalho-remoto

 

O sentimento de empatia é o melhor possível neste momento. Saber que você não é o único que se sente desta forma traz um conforto e, com isso, vocês conseguem trabalhar juntos para encontrar uma solução para o problema.

5. Ligue a câmera!

colaboradores-remotos-conversar-no-home-office

 

O sentimento de empatia é o melhor possível neste momento. Saber que você não é o único que se sente desta forma traz um conforto e, com isso, vocês conseguem trabalhar juntos para encontrar uma solução para o problema.

Agora, toda vez que você pensar em dizer que “Colaboradores não possuem engajamento no Trabalho Remoto!” lembre-se dessas dicas e de que isto só é verdade se a equipe não estabelecer alguns hábitos e mindsets no Trabalho Remoto! Além de, é claro, introduzir um escritório virtual como a Deskmy

A Deskmy é o escritório virtual perfeito para times híbridos e remotos!

Comece já a desfrutar dessa nova realidade. Maior produtividade, satisfação e comunicação facilitada. Que tal iniciar agora?

Mais conteúdos

© 2021 Deskmy – Aproximando pessoas, remotamente.